Conhece alguém que já mentiu? Pode até ser uma brincadeira, mas tem gente que consegue deixar todo mundo com raiva inventando um monte de mentira. E sobre as fake news, já ouviu falar? Elas são informações que parecem verdadeiras, mas não são.
FAKE = FALSA NEWS = NOTÍCIAS
Por exemplo, outro dia disseram que quem tomasse a vacina da Covid-19 se tornaria um jacaré. Verdade ou mentira? Claro que é mentira. Mas sabia que muita gente deixou de tomar a vacina porque acreditou nessa informação? Muito triste! Agora, vamos tentar descobrir uma fake news no grupo da família? Reúna seus amigos da sala e pense em uma ideia para orientar seus familiares a descobrir se uma informação é verdadeira.
Para evitar que isso aconteça, você vai aprender mais sobre as fake news.
1 – Principalmente nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Tiktok, e também nos grupos via WhatsApp (inclusive da família).
2 – Como são criadas? As fake news podem estar nos textos, em uma fotografia, em um vídeo divertido, em um áudio encaminhado no WhatsApp.
3 – O que devo fazer quando recebo uma informação falsa? Sua mãe já disse que não é para abrir a porta quando a pessoa é estranha? Pois não abra a porta para as fake news. Elas podem prejudicar você, seus amigos e sua família. Quando receber uma foto, um meme, um vídeo, um áudio ou um texto estranho:
- Primeiro, desconfie sempre!
- Espere para passar adiante.
- Antes de encaminhar para alguém, entenda de onde veio. Busque por informações confiáveis para compreender melhor a história.
COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES:
“Devemos desconfiar de tudo que recebemos, principalmente via WhatsApp e Telegram, que são algumas das maiores fontes de desinformação.” Ricardo, 14 anos, 8º ano da EMEF M’Boi Mirim
“Tudo que chega para nós de fontes desconhecidas não é confiável. Então, é aí que temos que entrar em ação, analisando todas as informações possíveis. Sempre é bom conferir a notícia em sites confiáveis, como os jornalísticos.” Isabella, 13 anos, 7º ano da EMEF M’Boi Mirim
CONFIRA OS CARDS COM AS MENSAGENS DOS ESTUDANTES DO IMPRENSA JOVEM
*Desenhos criados pela estudante Isabella, da EMEF General Henrique Geisel
**IMPRENSA JOVEM: Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação SME-SP, em colaboração com estudantes do projeto Imprensa Jovem da EMEF M’ Boi Mirim 2. Texto editado por Maria Clara Cabral