Logo
0
R$0,00
0 items

Nenhum produto no carrinho.

NOTÍCIAS

#Comportamento

Pega na mentira!

Veja algumas dicas para descobrir as 'fake news'

Matéria publicada na Qualé #56

Autor: Imprensa Jovem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conhece alguém que já mentiu? Pode até ser uma brincadeira, mas tem gente que consegue deixar todo mundo com raiva inventando um monte de mentira. E sobre as fake news, já ouviu falar? Elas são informações que parecem verdadeiras, mas não são.

FAKE = FALSA NEWS = NOTÍCIAS

Por exemplo, outro dia disseram que quem tomasse a vacina da Covid-19 se tornaria um jacaré. Verdade ou mentira? Claro que é mentira. Mas sabia que muita gente deixou de tomar a vacina porque acreditou nessa informação? Muito triste! Agora, vamos tentar descobrir uma fake news no grupo da família? Reúna seus amigos da sala e pense em uma ideia para orientar seus familiares a descobrir se uma informação é verdadeira.

Para evitar que isso aconteça, você vai aprender mais sobre as fake news.

1 – Principalmente nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Tiktok, e também nos grupos via WhatsApp (inclusive da família).

2 – Como são criadas? As fake news podem estar nos textos, em uma fotografia, em um vídeo divertido, em um áudio encaminhado no WhatsApp.

3 – O que devo fazer quando recebo uma informação falsa? Sua mãe já disse que não é para abrir a porta quando a pessoa é estranha? Pois não abra a porta para as fake news. Elas podem prejudicar você, seus amigos e sua família. Quando receber uma foto, um meme, um vídeo, um áudio ou um texto estranho:

  • Primeiro, desconfie sempre!
  • Espere para passar adiante.
  • Antes de encaminhar para alguém, entenda de onde veio. Busque por informações confiáveis para compreender melhor a história.

 

COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES:

“Devemos desconfiar de tudo que recebemos, principalmente via WhatsApp e Telegram, que são algumas das maiores fontes de desinformação.” Ricardo, 14 anos, 8º ano da EMEF M’Boi Mirim

“Tudo que chega para nós de fontes desconhecidas não é confiável. Então, é aí que temos que entrar em ação, analisando todas as informações possíveis. Sempre é bom conferir a notícia em sites confiáveis, como os jornalísticos.” Isabella, 13 anos, 7º ano da EMEF M’Boi Mirim

CONFIRA OS CARDS COM AS MENSAGENS DOS ESTUDANTES DO IMPRENSA JOVEM

     

    

      

     

     

 

*Desenhos criados pela estudante Isabella, da EMEF General Henrique Geisel

**IMPRENSA JOVEM: Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação SME-SP, em colaboração com estudantes do projeto Imprensa Jovem da EMEF M’ Boi Mirim 2. Texto editado por Maria Clara Cabral

A Qualé é uma publicação da Papo Editora (CNPJ. 35.316.905/0001-50). Todos os direitos reservados.
Rua Saint Hilaire, 194, Jardim Paulista, 11 97616 7308.