Às vezes, ficamos tão preocupados com mensagens de texto, aplicativos, redes sociais, videogames etc. que esquecemos quanto os programas de TV e os filmes podem influenciar as crianças (sim, elas ainda têm acesso a esse tipo de conteúdo, ainda que em menor grau na comparação com alguns anos atrás).
A boa notícia é que esse tipo de conteúdo pode ser explorado na educação midiática. E o que é melhor: as crianças tendem a se engajar ainda mais no debate quando se identificam com o material utilizado.
Pergunte a elas o que gostam de assistir, que tipo de programa as atrai e por quê.
A ideia central é mediar o debate de modo que os alunos pensem de forma mais crítica sobre os programas a que costumam assistir. O professor pode reforçar as mensagens positivas e/ou apresentar diferentes perspectivas. A partir da técnica do “assistir e pausar”, é possível chamar atenção para mensagens que, normalmente, passariam despercebidas.
Confira abaixo algumas dicas:
Crianças menores
Mostre a elas algumas peças publicitárias:
Sobre o que é?
Gostaram? Ou não gostaram? Por quê?
O que a mensagem diz?
Como vocês se sentem ao assistir a esse vídeo?
A partir do debate, o professor pode explicar o objetivo de uma peça publicitária (vender produtos, basicamente).
Crianças maiores
O que vocês entendem por publicidade?
(Utilizando exemplos de personagens de séries ou filmes): Vocês acham que esse personagem está fazendo publicidade de alguma coisa? O que seria?
Vocês acham que um filme, série ou programa de TV pode nos fazer querer comprar alguma coisa? O que pensam sobre isso?
O que aconteceria se algumas pessoas decidissem imitar o comportamento do personagem (seja ele bom ou ruim)?
E se o anúncio ou propaganda estiver tentando vender um produto que faz mal à saúde?
Você tem alguma ideia ou sugestão sobre como explorar programas de TV e filmes na educação midiática? Compartilhe com a gente aqui!
Este artigo foi originalmente publicado no site do Common Sense Media, projeto sem fins lucrativos que produz materiais sobre educação na era digital: www.commonsensemedia.org