Todos nós absorvemos uma enorme quantidade de informação diariamente, inclusive as crianças. E não estamos falando apenas da mídia tradicional (TV, jornais, rádios, revistas etc.). A avalanche vem também por meio de mensagens de texto, memes, vídeos virais, jogos de videogame, publicidade e muito mais.
Além disso, a era digital facilitou a criação de mídias por qualquer um de nós. Com isso, nem sempre sabemos quem criou algo, por que o fez e se é confiável.
A educação (ou alfabetização midiática) nos ajuda a entender melhor essa engrenagem, envolvendo uma série de habilidades que podem ser trabalhadas já a partir do Ensino Fundamental 1. Confira abaixo algumas delas.
Pensar criticamente: na medida em que as crianças analisam as mídias, podem questionar se as mensagens fazem sentido, por que certas informações foram incluídas (e outras deixadas de fora) e as ideias-chave. Elas também aprendem a usar exemplos para apoiar suas opiniões.
Reconhecer um ponto de vista: todos nós temos uma forma de ver o mundo e com os criadores de conteúdo não é diferente. Entender o ponto de vista desses autores pode ajudar as crianças a aceitar diferentes opiniões.
Explorar o jornalismo cidadão: como dito, na era digital, todos nós nos tornamos potenciais criadores e disseminadores de conteúdo. A educação midiática propõe discutir com os jovens tal responsabilidade: essa informação que tenho em mãos interessa a alguém? É relevante para a comunidade? Ao compartilhá-la, posso prejudicar alguém? E assim por diante.
Combater as fake news: a educação midiática ajuda os jovens a determinar se uma informação é confiável ou não. Eles aprendem a identificar “pistas” na mensagem, a reconhecer os truques aplicados na criação e disseminação de informações falsas.
Diversas dessas habilidades podem ser trabalhadas com a ajuda do jornalismo. Quer saber mais? Confira nosso e-book Introdução ao Jornalismo para Educadores.